Sejam bem-vindos ao mais novo Espaço Terapêutico de Curitiba, Espaço Individuação!

O Espaço Individuação é um prestador de serviços na área de psicologia clinica, destinado a pessoas que desejam cuidar de seu bem-estar pessoal.
Neste espaço, prestamos serviços de psicoterapia individual para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Oferecemos, ainda, serviços de terapia familiar, supervisão de pais, terapia de casal e orientação profissional.Além de psicoterapias e orientações psicológicas, o EI oferta palestras, grupos terapêuticos, workshops, grupos de estudo, entre outras atividades voltadas para o meio acadêmico ou público geral.

Estamos localizados no bairro Batel na cidade de Curitiba, Paraná. Contudo, também disponibilizamos horários de Orientação Psicológica Online para brasileiros que estão vivendo no exterior ou em outras cidades do Brasil, tornando a psicologia acessível até mesmo para aqueles que não podem comparecer presencialmente.

Os profissionais que atuam no EI apresentam diversas abordagens buscando o atendimento mais adequado para cada demanda ou mesmo disfuncionalidade. Como por exemplo: pânico, depressão, estresse, obesidade, distúrbios alimentares, fobias, dependência química (alcoolismo, tabagismo), dependência tecnológica, agressividade, sexualidade, dificuldades de relacionamento, problemas familiares, entre outros.

MISSÃO

O propósito do Espaço Individuação é tornar a psicologia acessível a todos os clientes. Além da acessibilidade, procuramos promover a saúde através de um serviço íntegro, profissional, humanizado e de qualidade aos clientes e seus familiares.

Os profissionais do EI que atuam como prestadores de serviços são psicólogos qualificados para a realização de psicoterapia e orientação psicológica, cada profissional com suas especialidades e todos com ética e responsabilidade. A equipe de profissionais tem a responsabilidade de constante aprimoramento teórico e técnico da psicologia através de grupos de estudo, supervisão, participação em cursos e eventos.

Vale reforçar, que o profissional de psicologia tem um comprometimento e responsabilidade com Código de Ética que regulamenta a profissão.

VISÃO

Se tornar um espaço referência no atendimento psicoterapêutico, notório pela excelência dos serviços prestados aos seus clientes.

Manter uma equipe qualificada, atualizada e comprometida com a ética e o profissionalismo.

Melhorar a saúde emocional dos clientes e promover qualidade de vida.

Possibilitar que o EI seja um espaço de produção e troca de conhecimentos na área de psicologia.

VALORES

O Espaço Individuação se apoia em valores voltados a dignidade do ser humano e assim oferece um serviço com pleno respeito ao cliente. O EI prega a desmistificação e despatologização da psicologia/psicoterapia. Com este intuito, ressaltamos que a psicologia é um recurso de prevenção, avaliação e intervenção. Apesar disso, não é incomum, que a procura por um psicólogo em Curitiba seja interpretada de forma negativa ou verbalizada de forma pejorativa.

Fazer terapia é considerado um tabu dentro de alguns contextos, mas é preciso apontar os riscos e as consequências de não buscar ajuda profissional antes que a situação se agrave.

Partindo do pressuposto que não existe uma cura, existem disfuncionalidades que não podem ser resumidas a uma visão de linear de causa-efeito, vale pensar que não existe uma única causa, não há uma intervenção pontual. Nesse sentido, procuramos incentivar a busca da psicologia como um recurso de prevenção, manutenção e cuidado com a saúde emocional e mental.

Ideias errôneas como: terapia é para pessoas “loucas”, terapia é para quem não tem amigos, terapia é para pessoas fracas, terapia é para pessoas desequilibradas, entre outras, contribuem para que a psicologia continue sendo procurada em último caso, como última saída, quando já esta instalada uma situação de crise.

Um exemplo típico em que podemos observar como a psicologia é tida como último recurso a ser procurado é em terapia de casal. Até pouco tempo atrás, os casais só procuravam terapia quando a situação já estava insustentável, dificultando a intervenção terapêutica. Aos poucos, este olhar está mudando, assim sendo, a terapia de casal pode propiciar a melhora da relação e da qualidade de vida dos envolvidos. As pessoas precisam entender que prevenção e cuidado é mais importante que tentar remediar ou tentar reverter um quadro de risco.

Outro ideal que o EI busca fortalecer é justamente ampliar para as pessoas os benefícios da psicologia. Apontar a visão de que psicologia é para todos. A Psicologia tem possibilidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas pela promoção de saúde emocional e psicológica. Venha até nosso espaço e converse com um psicólogo em Curitiba.

A psicoterapia permite que o cliente desfrute de espaço e tempo exclusivamente seu, para verbalizar as emoções, despertar a consciência, aumentar o autoconhecimento, realizar aprendizagens e mudanças, melhorar as relações e a relação consigo mesmo.

Alguns chavões que representam esse pensamento:

“Assim como você cuida da saúde física, por que não cuidar da saúde emocional?”

“Melhor prevenir do que remediar”
“O custo do cuidado é sempre menor que o custo do reparo”

O QUE É INDIVIDUAÇÃO?

Se procurarmos no dicionário, encontraremos definições relacionadas à independência e singularidade.  Contudo, este nome foi escolhido devido às definições oriundas de grandes estudiosos como Carl Gustav Jung e Murray Bowen.

Este conceito também pode ser encontrado em obras de Gilbert Simondon, Bernard Stiegler, Friedrich Nietzsche, Arthur Schopenhauer, David Bohm, Henri Bergson, Gilles Deleuze e Manuel De Landa.

Além disso, a própria palavra é significativa: INDIVIDUAÇÃO: Quando separada INDIVIDU-AÇÃO.

Promove a ideia de que o individuo está em ação, em constante movimento e desenvolvimento.

Carl Gustav Jung (1875-1961)

Psiquiatra e psicoterapeuta fundador da Psicologia Analítica (Junguiana).

Cunhou o termo processo de individuação, um processo que implica uma ampliação da consciência. Através desse processo, o indivíduo atinge a totalidade de sua personalidade individual. Jung acreditava que a meta de desenvolvimento da psique era atingir a totalidade. E que as resistências frente ao processo de individuação eram uma das causas do sofrimento e do adoecimento.

Para Jung, individuação não se refere ao individualismo ou isolamento, pois se trata de um processo que promove condições para que o indivíduo intensifique suas relações coletivas. Este processo tente em aproximar o mundo do indivíduo ao invés de excluí-lo.

O processo de individuação é, portanto, um processo de diferenciação com o objetivo de desenvolver a personalidade individual de cada um. Ou seja, um processo que irá salientar a responsabilidade e autonomia do individuo no mundo considerando a forma de sentir, expressar e lidar com os diferentes contextos em que este está inserido.

Murray Bowen (1913-1990)

Psiquiatra e psicoterapeuta co-fundador da Psicologia Sistêmica (Terapia Sistêmica).

Segundo Bowen, a individuação se refere à diferenciação, singularidade e a independência no modo de pensar e se expressar. De um lado da régua estaria a individuação/diferenciação e do outro lado estaria a fusão/dependência com o outro.

Bowen acreditava que existia como mensurar o grau de diferenciação do individuo. Este grau poderia ser medido de acordo com a capacidade de gerenciamento de emoções, pensamento, individualidade e das relações com os outros. Ou seja, este grau também implicava no grau de maturidade emocional.

Com isso, melhorar o grau de diferenciação/individuação é um processo continuo a fim de melhorar a capacidade de gerenciar a si mesmo e seus relacionamentos.

psicologia curitiba

Tenha um tempo para cuidar de seu bem-estar pessoal, conheça o nosso espaço de Psicologia em Curitiba ou solicite uma Orientação Psicológica Online.

Contato

+55 41 99538-6811

Facebook

Instagram

Localização

Av. Sete de Setembro, 4.698 - 1o. Andar Conjunto 105
Edifício Batel Office Tower - Batel
Curitiba - Paraná - Brasil
CEP: 80240-000