O atendimento psicológico online é uma modalidade de atendimento realizada por um profissional da psicologia através da internet, de forma remota.
O atendimento pode ser realizado por diversas plataformas : Zoom, Skype, Google meet, entre outras.
O atendimento psicológico on-line engloba atendimento a brasileiros que vivem no exterior. As psicólogas tem amplo repertório de atendimento nas mais diversas localidades do globo, brasileiros que vivem na Europa, brasileiros que vivem nos Estados Unidos, brasileiros que vivem na Inglaterra, brasileiros que vivem na Espanha, brasileiros que vivem em Luxemburgo, brasileiros que vivem na Austrália, brasileiros que vivem na Nova Zelândia, dentre outros.
O psicólogo que oferece este serviço de terapia online precisa de registro e autorização do Conselho Federal de Psicologia.
Segundo a Resolução CFP nº 04/2020, há a necessidade de cumprimento do Código de Ética e obrigatoriedade de cadastro no e-Psi para o processo de psicoterapia online.
Através do link abaixo disponível pelo CFP - Conselho Federal de Psicologia, é possível verificar se o profissional está habilitado para atendimento online:
https://e-psi.cfp.org.br/cadastro-simplificado/psicologasCadastradas
QUER AGENDAR?
COMO FUNCIONA (passos a seguir)
1. O cliente precisa preencher o formulário do site, enviar email, mensagem de texto ou WhatsApp para o celular da clinica;
2. O Psicólogo entrará em contato para realizar o primeiro telefonema;
3. No primeiro telefonema, o profissional e o cliente ajustam o horário do primeiro atendimento, as formas de pagamento e o valor da sessão;
4. A sessão ocorrerá após confirmação de pagamento, que pode ser realizado através de depósito bancário ou Pix.
5. Em caso de falta, não haverá devolução do valor pago. Exceto com aviso prévio de 24 horas antes do horário agendado.
Um pouco da nossa trajetória com atendimento psicológico a distância:
Antes mesmo do distanciamento social recomendado pelas autoridades de saúde, algumas profissionais da Clínica atendiam de forma remota através de uma nomenclatura “Orientação Psicológica On-line” regulamentada pelo CFP - Conselho Federal de Psicologia. Nesse formato, o número de sessões era limitado e geralmente se devia a uma impossibilidade geográfica.
Na ocasião, existia a demanda por atendimento psicológico online a brasileiros que viviam no exterior. A busca por psicólogo nos Estados Unidos, psicólogo na Europa, psicólogo na Austrália, psicólogo na Nova Zelândia, dentre outras inúmeras localidades era e continua sendo frequente por parte dos clientes.
Com a pandemia da COVID-19 surgiu a necessidade de profissionais de Psicologia atenderem de forma remota. Na ocasião, o CFP liberou o atendimento psicológico online e regulamentou através das seguintes resoluções: Resolução CFP n° 011/2018 e Resolução CFP nº 004/2020.
Após o fim do isolamento social, essa demanda por atendimento psicológico on-line permaneceu constante por interesse dos clientes. Isso se deve a uma impossibilidade de deslocamento, distância geográfica ou outras particularidades.
Perguntas frequentes
COMO GARANTIR O SIGILO?
Segundo o Código de Ética do Psicólogo:
“Art. 9º – É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional.”
No quesito de sigilo, o cliente também deve cumprir sua parte para mantê-lo:
- Escolher local seguro e com privacidade para a realização das sessões;
- Evitar o uso de computadores públicos;
- Procurar um lugar silencioso e privado;
- Utilizar fones de ouvido;
- Desativar a opção: guardar histórico no computador utilizado;
- Manter seu antivírus ativado e atualizado;
- Dispor de uma internet de qualidade.
A INTERNET É SEGURA?
A internet não é um meio totalmente seguro. Nesse sentido, o ideal é utilizar um computador privado que não seja compartilhado com outras pessoas, manter o antivírus atualizado e não compartilhar senhas ou e-mail com outras pessoas.
COMO FUNCIONA O ATENDIMENTO PARA MENORES DE 18 ANOS?
O atendimento de menores de 18 anos pode ocorrer somente mediante a autorização dos pais e ou responsáveis pelo mesmo.