Neste tipo de atendimento, o foco é trabalhar a família. Isso pressupõe o interesse e aderência dos membros dessa família. Caso contrário, o cliente é encaminhado para terapia individual ou outra possibilidade de atendimento.
A familiar é vista como um sistema, onde cada integrante faz parte do todo. Cada família possui uma forma única de organização e funcionamento. A visão sistêmica permite compreender a forma de funcionamento da família, ou seja, entender as relações, funções e papeis dos envolvidos.
Nos dias atuais, com uma frequência cada vez maior, é possível nos depararmos com maior diversidade no que se refere a configurações familiares.
A terapia familiar em Curitiba é um recurso para todos, independe da configuração familiar.
A busca por essa modalidade pode ser proveniente de diversas demandas. Por exemplo, busca por melhorias nas relações, desorganização frente a uma nova configuração familiar, chegada de um novo membro, a morte ou saída de um familiar, divórcio, mudança de cidade/país, crise financeira, geração canguru, ninho vazio, ninho cheio, entres outros.
De modo geral, toda mudança e transições no ciclo de vida geram um estresse familiar. Nesses momentos, há a necessidade de reorganização, redefinição e readaptação das relações familiares, sendo que em alguns casos, a dificuldade em compreender e lidar com a situação é tão intensa que eclode uma crise. A terapia familiar Curitiba pode ajudar em muitos desses casos.
A família tem seu próprio poder de reequilíbrio frente às mudanças e crises da vida, no entanto, quando está com dificuldades em lidar com os conflitos ou algum dos membros manifesta sintomas preocupantes é a hora de procurar um auxilio profissional.