Há dentro da psicologia, algumas vertentes que diferem suas compreensões acerca do sintoma. A visão psicossomática do sintoma, por exemplo, propõe que o ser humano deve ser compreendido de forma integral. Isso quer dizer, compreender o ser como um todo, sem separar o corpo e a mente.

A palavra psicossomática pode ser empregada a sintomas físicos, emocionais, mentais, relacionais, comportamentais, sociais ou familiares. Esta visão sustenta que alguns sintomas tem origem psicológica e a única forma de tratamento seria através da psicoterapia com um psicólogo.

Contudo, também existe a visão de que todos os sintomas são somáticos ou originados na psique. Isso não descarta a grande importância de procurar um médico para tratar as doenças e sintomas físicos, mas ressalta a necessidade de ampliar a consciência sobre as mensagens que seu corpo deseja lhe comunicar, a busca pela compreensão do que é necessário aprender com as enfermidades.

Existe a crença de que a doença indica que o indivíduo deixou de estar em ordem ou em harmonia ao nível da sua consciência e essa perda de equilíbrio manifesta-se por sintomas que, por sua vez, acusam que há uma falha.

É comum para algumas pessoas sustentar o conceito linear de causalidade ou causa-efeito, buscando uma única causa para seus sintomas e doenças. Nessa linha de pensamento pode ser mais adequado acreditar que existe uma cura. Em contradição, no pensamento sistêmico, não existe uma única causa, existem todas as causas possíveis e imagináveis.

Acontece que o tempo é um fenômeno da nossa consciência que projetamos para o exterior e quando há o entendimento de que o tempo e a linearidade não existem fora da nossa mente, o esquema filosófico da causalidade absoluta é derrubado.

Pensando em uma perspectiva teleológica, cada sintoma está imbuído de um proposito ou finalidade. Isso nos leva a questionar o “para que?” de uma dada manifestação psíquica para compreender a função ou proposito.

O sintoma na perspectiva Relacional Sistêmica não é algo que precisa ser removido, mas pode ser utilizado como uma pista para identificar as aprendizagens e mudanças necessárias para aquele sistema, identificar de que forma aquele sistema precisa ser reorganizado.

Ainda na Terapia Relacional Sistêmica, um sintoma em algum membro da família representa que a família em si está disfuncional. Ou seja, que toda a família precisa realizar aprendizagens e mudanças necessárias para retornar a sua equilibração.

No entanto, é comum que os familiares atribuam os problemas somente ao indivíduo que está apresentando sintoma e esperam que a psicoterapia atue mudando este indivíduo. Contudo, as disfuncionalidades se referem à família como um todo e não somente a uma parte, somente a um individuo. Portanto, não há como mudar o sintoma sem realizar mudanças no próprio sistema familiar.

Diagnósticos e sintomas:

​Desenvolvimento Pessoal – busca por aperfeiçoamento/ aprimoramento

Controle da Ansiedade

Controle de Humor

Controle de Estresse

Controle de Agressividade

Problemas emocionais

Dificuldades relacionais

Conflitos familiares

Dificuldades conjugais

Dificuldades de adaptação - mudanças de vida, ciclo de vida, relacional, social

Luto

Orientação profissional

Problemas profissionais ou vocacionais

Busca por mudança de profissão ou carreira

Disfunções sexuais

Questões voltadas à identidade sexual

Fobias

Dependência química – Alcoolismo, Drogadição, Tabagismo

Suporte para família do dependente

Dependência de Tecnologia

Transtornos Alimentares – Anorexia, Bulimia, Obesidade

Transtorno de Estresse Pós-Traumático

Transtorno de Pânico

Transtornos de Ansiedade

Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

Transtorno Depressivo

Transtorno Bipolar

Transtorno de Humor

Déficit de Atenção

Transtorno de Atenção e Hiperatividade

 

psicologia curitiba

Tenha um tempo para cuidar de seu bem-estar pessoal, conheça o nosso espaço de Psicologia em Curitiba ou solicite uma Orientação Psicológica Online.

Contato

+55 41 99538-6811

Facebook

Instagram

Localização

Av. Sete de Setembro, 4.698 - 1o. Andar Conjunto 105
Edifício Batel Office Tower - Batel
Curitiba - Paraná - Brasil
CEP: 80240-000