A forma de atendimento para este público, em suma, é similar ao atendimento individual para adultos no que se refere ao processo de autoconhecimento e busca por um novo sentido dentro desta nova fase da vida.
Por outro lado, vale pensar que o ciclo vital é diferente, precisando de algumas adaptações. Por exemplo, quando há uma situação de dependência por parte do idoso ou mesmo alguma debilidade, a participação da família, do cuidador ou responsável se faz importante ou mesmo necessária para um processo psicoterapêutico.
O processo de envelhecimento é inerente a todos, nesse sentido, a terapia busca contribuir para uma compreensão e adaptação do idoso frente a essas alterações e limitações decorrentes da idade. Nesse estágio da vida, há mudanças relevantes como aposentadoria, redução da independência e vivências de luto.
As mudanças que podem causar grande estresse no sistema familiar, dessa forma, é preciso criatividade para adaptar-se, planejar o que será feito com o tempo livre, de que forma ainda é possível conviver com a redução da autonomia e independência, como lidar com o declínio da saúde, envelhecimento, entre outros.
Em relação ao trabalho com cuidadores de idosos, se refere ao desenvolvimento da autonomia do idoso ou mesmo a divisão de tarefas, para assim, aliviar possíveis culpas, ansiedades e inseguranças.
Os cuidadores ou familiares podem se beneficiar de trabalhos voltados para melhorar a qualidade de vida, buscando um resgate da autoestima, autonomia e fortalecimento das relações sociais.
De modo geral, a terapia para idosos busca facilitar o convívio familiar, uma vez que é possível uma intervenção visando adequação e adaptação ao novo contexto, visando ao individuo conforto, respeito e dignidade.
O processo terapêutico pode ser procurado em diversos contextos, quando o idoso tem dificuldade em lidar com solidão, envelhecimento social e isolamento, carências afetivas, limitações e dificuldades em executar algumas tarefas, cansaço, envelhecimento físico e/ou mental, dificuldade de socialização, sensação de mal-estar, medo da morte, luto ao perder entes queridos e amigos, entre outros.